Medicina de Emergência para Mar Aberto

WMA Brasil Agenda Cursos Parceiros Contato Artigos

 

O curso de Medicina de Emergência para Mar Aberto oferece treinamento prático e relevante para a maior e a mais remota área da terra. Assim como em todos os nossos cursos, enfatizamos a compreensão dos sistemas corporais e princípios de cuidado para melhor preparar o oficial médico para improvisar e adaptar a uma infinita variedade de desafios que o mar aberto pode apresentar. Ele é desenhado para velejadores que realizam travessias bem como marinheiros profissionais. Instrução em sala de aula é aliada à experiência dos próprios alunos através do uso livre de estudos de caso, cenários e problemas práticos de avaliação em um contexto marinho. Mediante conclusão os alunos irão receber uma certificação Wilderness First Aid. Não é necessário possuir treinamento médico anterior.

Descrição do Curso

Formato das aulas

Este curso inclui cerca de 9 horas de leitura pré-curso e quatro dias inteiros de treinamento. Sessões práticas podem incluir exercícios ao ar livre e à bordo, dependendo do local do curso. O currículo inclui sessões de laboratório no tratamento de feridas, reduções e imobilizações, extricação e injeções.

O curso será ministrado em inglês com tradução para o português. Os materiais didáticos fornecidos estão em português.

Materiais didáticos

Todos os materiais didáticos, equipamentos de laboratório e treinamento são fornecidos pela Wilderness Medical Associates. Nosso livro de referência será enviado com antecedência pelo correio juntamente com um teste pré-curso.

Certificação

Certificação de “Offshore Emergency Medicine” (Medicina de Emergência para Mar Aberto) é fornecida pela Wilderness Medical Associates e a Ocean Navigator School of Seamanship.

 

Pré-requisito

Nenhum treinamento médico é necessário. Contudo, um treinamento de RCP antes do curso é bem-vindo. Aqueles abaixo de 18 anos de idade necessitarão autorização do pai ou responsável por escrito.

 

Programa

Pré-curso: Leitura dos capítulos designados no livro Medicina de Áreas Remotas e Resgate. Completar o teste pré-curso. 

Dia 1: Logística do curso, Introdução, Princípios Gerais na Medicina de Áreas Remotas, Sistemas Corporais Críticos, O Sistema de Avaliação de Paciente, Suporte Básico de Vida no Mar, RCP discussão sobre DEA, Técnicas de abertura de Vias Aéreas e Ventilação, Avaliações de Paciente, Estudos de Caso.

Dia 2: Anafilaxia e Asma, Treinamento de injeções, Administração da Dor, Lesões Musculoesqueléticas, Deslocamentos, Extricação, Laboratório de Imobilizações, Avaliações de Paciente.

Dia 3: Cuidado de Feridas, Laboratório de Cuidado de Feridas, Emergências Ambientais, Medicina de Mar Aberto, Avaliações de Paciente.

Dia 4: Ferramentas de Diagnóstico, Doenças Regionais, Enjôo, Kits Médicos, Tópicos de Interesse, Avaliação, Conclusão.

 

Contato

Para mais informações sobre os cursos envie um e-mail para .