WMAI Brasil Agenda Cursos Parceiros Contato Artigos e Vídeos

 

Treinamento para médicos, residentes e outros profissionais de cuidado médico avançado. Este programa oferece educação eficaz na aplicação do pensamento crítico e técnicas para uso em ambientes com poucos recursos.

 

Objetivo e Histórico

O Suporte Avançado de Vida para Áreas Remotas (WALS) é o curso mais avançado da WMA International. Nosso curso de 5 dias (40 horas) é aberto para profissionais médicos certificados ou licenciados envolvidos com resgate, desastres com múltiplas vítimas e ambientes naturais remotos ou áreas urbanas em desastre ou crise. Este curso em constante evolução é intensificado por discussões sobre ideias novas e inovadoras e o uso adequado de tecnologias. O ambiente de aprendizado é desafiador, estimulante e divertido.

 

Resumo do Programa

O currículo WALS é escrito na empresa por uma equipe de profissionais e pesquisadores médicos e de resgate. Nós fazemos a pesquisa e encontramos a evidência para apoiar esta abordagem única à medicina em ambientes severos. O currículo é compreensivo, completo e atualizado anualmente. Este é o currículo médico mantido por colegas mais relevante para ambientes remotos e extremos no mundo.

Dia 1 – Logística e Introdução; Conceitos Gerais na Medicina de Áreas Remotas; Papéis e Responsabilidades; Avaliação de Paciente; Exercício de Reconhecimento de Problemas de Sistema Crítico; Resumo de Sistemas Críticos; Coluna

Dia 2 – Revisão da Tarefa; Musculoesquelético; Imobilização de Membros; Redução de Deslocamentos Demonstração e Prática; Pele, Tecidos Moles e Queimaduras; Busca e Resgate/Organização; Simulações de Suporte Básico de Vida em Pequenos Grupos

Dia 3 – Revisão da Tarefa; Termorregulação; Lesões de Frio; Altitude; Tratamento Avançado e Medicamentos; Tecnologia Adequada; Ferramentas de Suporte Avançado de Vida e Medicamentos; Simulação Noturna

Dia 4 – Revisão da Tarefa; Profissional em Expedição / Medicina de Áreas Naturais; Toxinas; Picadas e Ferroadas; Afogamento; Mergulho

Dia 5 – Revisão da Tarefa; Resumo do Curso; Questões Médicas Legais; Kits de Primeiros Socorros; Conclusão; Exame Final

Materiais Inclusos

Todos os materiais do curso estão inclusos. Alunos irão receber:

 

  • Medicina de Áreas Remotas Naturais e Resgate: Um Guia Prático para o Praticante Básico e Avançado
  • Livreto de Notas SOAP
  • Guia de Bolso de Medicina de Áreas Remotas e Resgate
  • Livro de Estudos de Caso de Medicina de Áreas Remotas

 

Créditos de Educação Continuada

* válido apenas para residentes nos EUA

Médicos, médicos assistentes e outros profissionais de Suporte Avançado certificados podem receber até 36 h de créditos AMA PRA Categoria I pela Wilderness Medical Society. Esta atividade tem sido planejada e implementada de acordo com áreas essenciais e políticas do Conselho de Acreditação para Educação Médica Continuada através do patrocínio conjunto da Wilderness Medical Society e da WMA International. A Wilderness Medical Society é acreditada pela ACCME para prover educação médica continuada para médicos.

A Wilderness Medical Society designa esta atividade educacional para o máximo de 36 AMA PRA Category 1 Credits™. Cada médico deve solicitar apenas créditos correspondentes à sua participação na atividade.

9 comments on “WALS: Suporte Avançado de Vida para Áreas Remotas

  1. Marcelo Santos Pedroso Marcelo Santos Pedroso

    Olá, há alguma agenda para este curso em 2019 no Brasil? Tenho interesse e posso fechar turma com colegas que tbm queiram fazê-lo.

  2. Samanta Chu Samanta Chu

    Olá Michele! Sim, temos previsão de realizar o WALS entre julho e setembro de 2019. Assim que tivermos mais informações o curso entrará em nossa agenda e os detalhes divulgados. Abraço!

  3. Victor W. Shtorache Victor W. Shtorache

    Como bombeiro civil, chefe escoteiro posso realizar este curso?

  4. Samanta Chu Samanta Chu

    Olá Bruno, o curso WALS é aberto apenas para profissionais médicos apenas. Para o seu perfil o curso WFR seria mais proveitoso, uma vez que ele aborda tópicos como gerenciamento de equipe e recursos, triagem, e desenvolve o pensamento crítico enquanto o curso WALS é mais direcionado para o papel do profissional médico em áreas remotas, o melhor uso de equipamentos, tecnologias e aplicação dos conhecimentos com recursos limitados.

  5. Samanta Chu Samanta Chu

    Boa tarde Esther, como veterinária você pode participar do WALS sim. Abraço!

  6. Eloisa Bohnenstengel Eloisa Bohnenstengel

    Bom dia! Faço medicina de emergência e tenho muito interesse. Gostaria de ser informada das proximas datas do WALS, obrigada

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *