COVID-19 Diretrizes e Orientações
Seguem abaixo nossas diretrizes e orientações para reduzir o risco de contaminação e disseminação do COVID-19. Por favor consulte a política de cancelamento, reembolso e casos especiais em relação ao COVID-19 com o promotor do treinamento (WMAI Brasil ou instituição parceira).
Pré-curso
Solicitamos aos participantes que estiverem sentindo ou tiverem nos 14 dias antes do primeiro dia de curso qualquer um dos sintomas de COVID-19 conforme definido pelo Ministério da Saúde incluindo, mas não exclusivamente: febre ou calafrios, tosse, falta de ar, perda de olfato ou paladar, diarreia, ou quaisquer sintomas de gripe que não participem de um treinamento. Também solicitamos àqueles que tiveram, nos 14 dias antes do curso, contato com uma pessoa com suspeita ou confirmação de COVID-19, estiveram em hospitais ou receberam orientação de alguma autoridade de saúde pública para se auto-observar, auto-isolar ou fazer quarentena que não viajem para o local do treinamento.
Durante o curso
Todos os participantes serão avaliados pela instrutora antes da realização do treinamento. Essas avaliações irão incluir perguntas sobre saúde e contatos, bem como medições de temperatura. Promotores devem seguir recomendações e legislações federais, estaduais e locais em relação a casos de COVID-19 positivos ou suspeitos. Caso um participante presumidamente seja positivo para COVID-19 ela/ele deverá permanecer em quarentena até deixar o local do treinamento. O promotor deverá trabalhar em conjunto com autoridades locais e seguir suas recomendações em relação à testagem e rastreio para identificar um potencial local de exposição. Participantes deverão trabalhar com o promotor através das políticas estabelecidas em relação à continuidade em um curso futuro com ele ou outras opções que podem ser disponibilizadas pelo promotor para alguém que esteja impedido de concluir o curso devido ao COVID-19. A WMAI Brasil não é responsável por despesas relacionadas a ou decorrentes de um diagnóstico positivo antes ou durante um curso.
As salas de aula serão organizadas de modo a distanciar fisicamente todos os indivíduos. O uso de máscaras adequadas que cobrem o nariz e a boca devem ser utilizadas desde o momento de chegada ao local do treinamento ou primeiro contato com alguém relacionado do local do treinamento até a partida, e será exigido. Adicionalmente, o uso de proteção para os olhos e luvas será exigido durante exercícios práticos e avaliações de paciente. Face shields e luvas de procedimento serão fornecidos para todos os participantes para uso em treinamento. A recusa ou falha em seguir procedimentos de saúde e segurança repetidamente irá levar à retirada do participante do curso sem reembolso.
Indivíduos definidos como sendo de maior risco pelo CDC devem consultar seu provedor médico principal e realizar uma avaliação detalhada de de todos os fatores atuais para determinar se devem viajar para participar de um curso da WMAI ou devem adiar a participação para um curso futuro. Esses fatores de risco incluem idade e comorbidades como pressão arterial elevada, doença cardíaca, diabetes, condições que comprometem o sistema imunológico, e obesidade.
A nossa intenção continua sendo a de prover treinamentos relevantes em medicina de áreas remotas. A atual pandemia do COVID-19 tornou isso mais difícil mas não impossível. De modo a minimizar o risco é importante que haja um entendimento colaborativo entre os promotores, instrutores e alunos da WMAI. Esperamos que este panorama forneça uma fundação para essa consciência coletiva.