WFA-SC: Primeiros Socorros para Áreas Remotas Naturais – Serviços de Campo

WMAI Brasil Agenda Cursos Parceiros Contato Artigos e Vídeos

 

O único curso básico de primeiros socorros para áreas remotas que atende às necessidades específicas de funcionários de apoio de campo industriais, técnicos e pesquisadores em áreas remotas.

 

OBJETIVO E HISTÓRICO

O curso Wilderness First Aid para Seviços de campo de 24h fornece primeiros socorros para funcionários de apoio de campo industriais, técnicos e pesquisadores em áreas remotas. Embora a porção médica fundamental deste curso seja semelhante aos demais cursos da Wilderness Medical Associates International o contexto em que ela é aplicada é diferente.

 

DESCRIÇÃO

O público-alvo inclui trabalhadores em atividades como mineração, reflorestamento, perfuração de petróleo, construção e coleta de dados científicos em campo. O foco de ensino é nas condições médicas e resposta que será relevante a este grupo. Cada grupo será ligeiramente diferente mas a ênfase será nos seguintes tópicos:

  • RCP – prática e compreensão. Alunos devem compreender qual a utilidade e benefícios e limitações de RCP tanto em ambientes urbanos quanto remotos.
  • Doenças cardíacas – enquanto doenças cardíacas são frequentemente associadas com problema de áreas urbanas, pensamento crítico adicional é necessário para administrar o tratamento e evacuação de paciente em ambientes remotos e com recursos limitados.
  • Elevação, movimentação e extricação – movimentar e extricar pacientes com sucesso com foco em contextos industriais e remotos incluindo espaços confinados (como minas, estruturas, áreas de construção) e veículos. Tempo adequado para a prática de extricação está incluído.
  • Imobilização de coluna –  Se alunos tiverem acesso a pranchas rígidas em seu local de trabalho então o método de imobilização utilizando um equipamento comercial será praticado incluindo a administração durante longos transportes. Uso de maca improvisada será ensinado se relevante para o grupo.
  • Imobilização­ – materiais para imobilização improvisados podem ser muito diversos e específicos para as áreas de trabalho, portanto o aprendizado e prática focam nos conceitos de conforto e estabilização ao invés de técnicas específicas.
  • Uso de outros equipamentos de resgate – Áreas de trabalho diferentes possuem acesso a outros equipamentos de resgate como KEDs, talas de tração e cestas de resgate. Se for diretamente relevante ao cuidado do paciente estes produtos serão incluídos nos cenários e discussões incluindo seus usos e limitações no contexto de áreas remotas.
  • Notas SOAP – Comunicação de lesão de pacientes são cobertas em nosso nível mais elevado incluindo o conceito de SOAP por rádio.

 

AMBIENTE DE TRABALHO E IDENTIDADE DOS ALUNOS

Acesso direto a veículos motorizados incluindo mas não limitado a veículos 4×4, barcos motorizados e possivelmente aeronaves são critérios que definem estes ambientes industriais remotos. Isto deve ser considerado para propósito de evacuação bem como mecanismos de lesão. Possibilidade de que menos tempo seja passado em área remota. Alunos podem estar em áreas remotas apenas por um turno de trabalho e então retornar à própria casa. Assim sendo a administração de campo de problemas agudos como angina e infarto do miocárdio podem ser de maior preocupação do que problemas gastrointestinais como diarreia e constipação.

 

CERTIFICAÇÃO DO CURSO

Este curso é administrado em três dias ou 24 horas de instrução e prática. Mediante a sua conclusão com sucesso os alunos receberão uma certificação Wilderness First Aid e RCP adulto. As certificações são válidas por 3 anos.

 

MATERIAIS DO CURSO

Os materiais didáticos utilizados no curso estão todos em português. Os alunos receberão os seguintes materiais:

  • Guia de bolso de Medicina de Áreas Remotas Naturais e Resgate resistente à água
  • Apostila de Notas de Aula do Wilderness First Aid
  • Livreto de anotações SOAP

 

EQUIPAMENTO

Nós solicitamos aos nossos patrocinadores e parceiros que providenciem algum equipamento outdoor básico e equipamento relevante aos seus empregados quando em ambientes remotos e austeros. A Wilderness Medical Associates irá providenciar uma lista específica de equipamentos para cobrir necessidades em sala de aula e simulações.

 

AVALIAÇÃO

A conclusão com sucesso e certificação é baseada em 100% de presença, desempenho satisfatório em tarefas e avaliações escritas, demonstração de proficiência com habilidades práticas e sucesso no exame final escrito. A Wilderness Medical Associates International se compromete a acomodar razoavelmente qualquer aluno com necessidades especiais.

 

PRÉ-REQUISITOS

Alunos devem possuir ao menos 16 anos de idade para participar deste curso or possuir autorização dos pais. Aqueles abaixo de 18 anos de idade irão necessitar da autorização escrita do pai ou responsável.

 

CONTATO

Para mais informações sobre os cursos envie um e-mail para .